Feijoada das Marias do Jongo

IMG_5266

É um encontro em que as mulheres da Comunidade são homenageadas (as “Marias” do jongo), por meio de uma feijoada compartilhada entre parceiros, amigos e a comunidade em geral. Acontece anualmente no terceiro domingo de março.

A elaboração de todo este encontro, a venda de convites a preços populares para a arrecadação de fundos da Comunidade, a divulgação na mídia local e da região, além da feitura da feijoada, são realizadas pela Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

“Segredos e mirongas” para uma boa comida cheia de história, como é o caso da feijoada, são socializados pelas mais velhas. Neste evento, ganha destaque a participação das mulheres mais velhas da Comunidade: na arrecadação de alimentos, na venda de convites e no preparo da feijoada. O público médio anual deste evento é de 750 pessoas.

No ano de 2014 ocorreu a nona edição da Feijoada, pela sexta vez na Casa de Cultura Fazenda Roseira.

Em março, as Marias da Comunidade Jongo Dito Ribeiro fazem aniversário e para comemorar fazem uma grande festa onde tod@s podem apreciar uma deliciosa feijoada preparada pelas mulheres da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, acompanhada pela boa música, vários amigos e parceiros de Campinas e região.

Todo recurso arrecadado neste evento Beneficente, é direcionado para ações sociais da comunidade e para manutenção de projetos culturais na Casa de Cultura Fazenda Roseira, sob gestão compartilhada da Associação do Jongo Dito Ribeiro e Secretaria Municipal de Cultura, que esta localizada no Residencial Parque da Fazenda, na periferia da região noroeste de Campinas, onde a Comunidade Jongo Dito Ribeiro firma-se nas tradições e rituais aprendidos pelos ensinamentos dos jongueiros velhos e pela família Dito Ribeiro. E que, cada vez mais, transita em outros universos culturais.

IMG_5897

As mulheres têm destacada importância na cultura afro-brasileira, inclusive para cuidar da tradição e dos segredos, assim com transmiti-los às novas gerações. E dentro da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, as mulheres  ocupam diversas funções de importância e reconhecimento dos demais.

Nessa perspectiva, desde 2005, iniciamos a Feijoada da Marias do Jongo que consiste, num encontro em homenagem as mulheres, onde todos podem apreciar uma deliciosa feijoada preparada pelas mulheres da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, acompanhada pela boa música, vários amigos e parceiros de Campinas e região.

Todo recurso arrecadado neste evento Beneficente, é direcionado para ações sociais da comunidade e para manutenção de projetos culturais na Casa de Cultura Fazenda Roseira, sob gestão compartilhada da Associação do Jongo Dito Ribeiro e secretaria Municipal de Cultura, que esta localizada no Residencial Parque da Fazenda, na periferia da região noroeste de Campinas, onde a Comunidade Jongo Dito Ribeiro firma-se nas tradições e rituais aprendidos pelos ensinamentos dos jongueiros velhos e pela família Dito Ribeiro e ainda transita em outros universos culturais.

IMG_2326

A vivência da cultura do jongo, especialmente por crianças e adolescentes, é uma forma de alimentar e fortalecer o ciclo da cultura desta dança e da cultura negra em sua mais ampla diversidade em que participam velhos e crianças. Se antes as crianças aprendiam a cultura do jongo com certa distância, por serem proibidas de entrar na roda encantada do jongo, hoje podem aprender de perto esta cultura como forma de valorizar a cultura afro-brasileira e os laços comunitários para a constituição de sua identidade.