Arraial Afro Julino

IMG_6098

O Arraial Afro-Julino da Comunidade Jongo Dito Ribeiro é a maior festa organizada pela sociedade civil em Campinas e região, com a participação de cerca de 3000 pessoas. É uma festa julina anual com duração de 18h que ocorre sempre no segundo sábado do mês de Julho. Este ano será no dia de 12 de Julho.

A festa inicia tradicionalmente com o terço a São Benedito e depois segue com apresentações culturais e artísticas de grupos parceiros de diversas localidades do estado de São Paulo do segmento afro. Tem jongo, samba, maracatu, rap e outras manifestações culturais afro-brasileiras, além da disposição de barracas de comidas típicas juninas e artesanato.

IMG_6707

Em 2009 o Arraial foi inserido no calendário oficial do Estado de São Paulo, dada a importância e referência do evento e a divulgação que promove da cultura afro em sua diversidade. Em 2014 o Arraial foi inserido também no calendário oficial do município de Campinas alcançando o reconhecimento local.

A Festa acontece na Casa de Cultura Fazenda Roseira, instalada na sede de uma antiga fazenda, na periferia de Campinas/SP. A entrada é 1kg de alimento não-perecível, os quais são doados para o banco de alimentos da prefeitura municipal de Campinas.

IMG_9535

Toda a elaboração, desenvolvimento, divulgação e organização do Arraial é realizada pela própria Comunidade, unindo gerações, amigos e familiares no maior evento realizado pela  Comunidade Jongo Dito Ribeiro é um grupo que reconstitui a manifestação Jongo em Campinas/SP através da memória Benedito Ribeiro, de rodas com toque, canto e dança, com o objetivo de compartilhar e continuar com essa cultura ancestral.