Caravana Centro de Referência Jongo – Comunidade Jongo Filhos da Semente Indaiatuba

IMG_6865

Um canto que ecoava…no tempo do cativeiro
nego cantava pra espantar seu sofrimento
no seu tambu, ecoava o seu tormento
Um canto que ecoava…

Ponto da Comunidade Jongo Dito Ribeiro

Saimos cedinho para visitar a Comunidade Filhos da Semente, nossos vizinhos da cidade de Indaiatuba e irmãos de Jongo. Chegamos na casa de Jociara, liderança da comunidade e filha do falecido jongueiro e Mestre Tio Juca de Barra do Piraí RJ .

IMG_7302

Os caminhos da vida a guiaram até a cidade de Indaiatuba que até então não era terra de jongueiro, mas como a ancestralidade fala mais alto e  o jongo não pode acabar, Jociara mantém a tradição de sua família e ai que nascem os jongueiros novos da Comunidade Filhos da Semente, nome que homenageia o jongo Sementes de África do qual Jociara fazia parte em Barra do Piraí – RJ.

IMG_6840
Fomos recebidos com muita alegria por toda a comunidade, também estavam presentes a liderança Marcia , jovem jongueira Luciana e Mestre  Laudeni da Comunidade Mistura da Raça e padrinhos do Jongo de Indaiatuba.

Fizemos uma roda com os tambus da comunidade no centro: Caxambu, Candongueiro e Mucoco, e de mãos dadas, Jociara diz “ Eu seguro a sua mão na minha para que juntos possamos fazer aquilo que não podemos fazer sozinhos” frase que ela repete, inspirada na  prática da Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

IMG_6949

A mesa de café da manhã estava deliciosa, frutas , pães, suco , café e um bolo de banana que vai ficar na história….maravilhosssssssssssssssssssssssssooooooo

Após o café a divisão dos afazeres do dia , entrevistas, receitas da culinária da comunidade e oficina de torsos e turbantes.

IMG_7001

A oficina de torsos e turbantes foi um sucesso, aprendemos sobre a história, identidade e diversas amarrações. Conforme as pessoas iam aprendendo a fazer as amarrações, mais empolgadas iam ficando, os risos vão virando gargalhadas e a admiração de um pelo outro foi tanta que tínhamos que nos conter para não atrapalhar a gravação da entrevista que estava sendo feita logo ali ao lado, é ai que vemos que Turbante é poder, é alegria e bem viver!

IMG_7244

Na cozinha já começava a nos embriagar um cheiro bom, Dona Bené e Nádia estavam preparando uma bela Vaca Atolada, nós anotamos direitinho a receita e tivemos uma boa prosa na cozinha sobre as delicias de Minas que nós “emprestamos”.

IMG_7310

Saimos da casa da liderança Jociara rumo pra roda de jongo e almoço no Casarão do Pau Preto no centro da cidade, um casarão antigo dos tempos da escravidão que hoje serve de base para as vivências da Comunidade Filhos da Semente, mais um espaço onde a cultura do Jongo se faz na resistência em uma cidade que nem comemora o 20 de novembro.

IMG_7372

IMG_7389

Mas tudo é construção. Ali devoramos e nos atolamos literalmente na deliciosa Vaca Atolada , e depois como não podia faltar fizemos a roda de jongo.

“ Peço licença
licença pra tambú
Peço licença a candongueiro
Porque sou jongueiro novo”
Ponto de abertura que a Comunidade Filhos da Semente abre a roda

IMG_7455IMG_7541

A frase que ficou hoje “ A importância que é nos encontrarmos independente de edital, arroz e feijão sempre tem em casa e como diz la em Barra, depois que fechou a porta fica todo mundo dentro” .

IMG_7555

Como bem disse nossa liderança Alessandra, é muito gostoso estar na casa dos irmãos… e assim finalizamos a essa primeira GRANDE etapa de visitas nas casas de nossos irmãos, com a Caravana do Centro de Referência Jongueiras e Jongueiros do Sudeste –

IMG_7581

Texto: Flávia Machado

Fotos: Neander Heringer

COMUNIDADE JONGO DITO RIBEIRO – Campinas SP.

Cachueira!!

Assista na Íntegra a Entrevista com a Comunidade de Jongo Filhos da Semente:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*