Caravana Centro de Referência Jongo – Comunidade Jongo Dito Ribeiro – Campinas-SP

IMG_0072

Como eu cheguei aqui, nem sei

Eu cai nessa roda de jongo

Vovô Dito sabia de tudo

Vovô Dito mandou me buscar…

(Comunidade Jongo Dito Ribeiro)

Chegamos na reta final da Caravana do CR, após tantos sabores, experimentos, emoções…voltar para casa…estar em casa é sempre uma grande alegria.

Nossos mais velhos animados com os registros, contando suas estórias…Dona Vera, Dona Maria, Mestre Dudu sempre ali na roda de jongo fazendo falar seu candongueiro…com os rodopios únicos de Vandir, o sempre mestre sala dessa comunidade.

IMG_0279

Toca esse tambu…toca com amor…porque quando o tambu ecoou e balançou os corações todos entramos nessa roda, na roda de jongo.

IMG_9869

E chega nossa pequena grande Bianca…q disse que não vinha, mas chegou e tocou. Ela que floresceu nesse terreiro desde os 2 anos de idade, como tantas e tantos outros que fazem parte dessa família… sempre chegam…sempre…

Voltamos ao inicio da caravana, voltamos para nossa casa e concluímos mais uma importante etapa.

IMG_0164

Após tantos planos e desejos, chegamos na certeza que não somos mais os mesmos do começo. Foram tantas trocas…tantos saberes…tantos pontos… E aprendizados registrados pelos olhos e filmadora atenta de Felipe Camargo na busca pelo melhor ângulo.

IMG_9934

Os registros fotográficos de Luanda e Neander Heringer…nossa..quantas imagens… e risos…claro!!!!

IMG_0291

Os turbantes de Dandewara e Noélia que coloriram as comunidades visitadas.

IMG_0263

As sábias palavras de dona Maria e as rodas de conversas entre os jovens com Bianca.

IMG_9922PB

Nossa…teve até quem entrou no bonde…né Flavinha…. e teve que fazer de tudo um pouco.

Salve Mestre Dudu.

IMG_9912

Como uma grande família que somos…aprendendo com a convivência, com os limites, com as expectativas de cada um…sempre com muito amor…que é o que realmente nos une. O AMOR.

E assim foi a caravana…

A chegada em São José dos Campos com a beleza do fogão a lenha dos irmãos jongueiros do grupo Mistura da Raça…

IMG_0113

A força das memórias registradas do mestre Jefinho e seu machado de Xangô, na busca de direitos por terras quilombolas no Tamandaré….

IMG_0566

O quintal de Tia Mazé…com tantas crianças, mulheres e contos… nossa que alegria encontrar com nossos padrinhos reunidos e seus saberes….

IMG_1010

Uma rápida passada em Cunha só pra sentir o gostinho de sua comida…

A pausa por terras e águas em Paraty que é para todas e todos…com direito a forró na madruga e banhos quentes em mar aberto… nossa que mar maravilhoso! Um refresco para seguir viagem em São Luis do Paraitinga…

Nossa a casa de mestre Raizeiro, a cobra, a igreja, o abrigo aconchegante que lá deixamos…

IMG_1176

A chegada em Lorena para seguir viagem para Piquete.

Nossa quantas coisas em Piquete…comidas, turbantes e tirolesa…affff que frio na barriga e que superação para todos nós que nos aventuramos na tirolesa…a 2a maior do Brasil…será????

IMG_2002

E o que dizer de Lagoinha…das violas…das estórias…daquele quintal aconchegante…

IMG_2487

E rumo pra casa paramos em Embu das Artes…que carinho e que mesa de eres cheia de doces maravilhosos…cheia de surpresas, como as falas de Dona Maria sobre a educação…que aula…que alegria.

IMG_6079

Indaiatuba… aquela juventude descobrindo o jongo, com tanta dedicação e amor somado pela força e presença de São José ali irmanados, que bonito tudo isso, salve Barra do Piraí que presenteou São Paulo com seus discípulos jongueiros e nossas terras paulistas.

IMG_7555

E quando achávamos que só haviam transcrições e diagramação…chegamos em casa…na nossa casa…com nossos sorrisos, abraços e a singela alegria de sermos gratos por mais essa oportunidade.

Pela oportunidade de auxiliar na salvaguarda do jongo e de nossos mestres jongueiros.

Nossa casa, e que bom poder dizer isso agora, porque quando elaboramos o Plano de Salvaguarda do Jongo do Sudeste em 2011 no Pontão do Jongo/Caxambú e iniciamos a ideia de CR, nunca imaginávamos que em São Paulo seríamos nós, parte desse grande presente que é estar com nossos jongueiros com tanta grandeza e generosidade por parte de cada um deles que nos acolheu nessa caminhada.

IMG_9662

Pois, com os recursos desse convênio pudemos auxiliar os Encontros Paulistas de 2014 ( Guaratinguetá) e 2015 (Embu das Artes), pudemos registrar muitos momentos que somarão aos acervos de salvaguarda de nossas comunidades, nos aproximamos das comunidades jongueiras de São Paulo e somos 8 comunidades tradicionais de jongo que se conhecem e se reconhecem… creio que em breve encontraremos outras, mas nossa!!!” Quantas conquistas e vitórias como a nossa própria oficialização da Permissão de Uso fortalecido nesse processo, quanto parte dessas conquistas do CR (Centro de Referência do Jongo) após 7 anos de luta e muito trabalho.

IMG_9676

Salve Dito Ribeiro!!!!

Salve nosso ancestral jongueiro!!!!

O Centro de Referência Jongueiros e Jongueiras do Sudeste Comunidade Jogo Dito Ribeiro – Campinas SP encerra sua primeira etapa de registros, mas continua em reta final desse convênio, mas vibra e celebra a alegria vindoura quando todos esses materiais serão compartilhados com o livro, documentário e site com lançamento previsto em breve.

A frase do dia certamente a SEMPRE NOSSA: ” Eu seguro sua mão na minha, para que JUNTOS possamos fazer, aquilo que eu não posso fazer sozinho”.

IMG_9684

O aprendizado jamais esquecido por nós: “Nunca é tarde para voltarmos atrás e buscarmos a nossas raízes”.

IMG_0099

 E com a certeza que já já teremos muito mais a compartilhar, por agora como diz Vandir:

” Valeu Comunidade Jongo Dito Ribeiro!!!!!

E todos respondem sempre: Valeu!!!!!!

Cachuera…

Texto: Alessandra Ribeiro

Fotos: Neander Heringer

Assista a entrevista na íntegra da Comunidade Jongo Dito Ribeiro de Campinas-SP:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*