Caravana Centro de Referência Jongo – Primeira Parada: São José dos Campos

misturadaraca2

No último dia 12 de Fevereiro, um grupo de jongueiras e jongueiros da Comunidade Jongo Dito Ribeiro saiu para uma expedição, uma viagem para uma pesquisa de campo e registro entre as comunidades jongueiras do estado de São Paulo. Esta viagem está sendo realizada não pelas cidades que já há o registro da manifestação, mas também por duas cidades em que há indícios da existência da manifestação.

E sobre o primeiro dia de viagem, vejam o relato de Bianca Ribeiro, a liderança jovem de Dito Ribeiro.

” Bate o machado, oh! Tem fogo na pedreira (2x)

Eu vou pra cá

Eu vou pra casa, hoje eu vou pra

Cachoeira! ”

(Ponto da Comunidade Jongo Dito Ribeiro)

Hoje o nosso dia foi bastante corrido, desde cedo estávamos focados nas organizações gerais para iniciarmos os nossos registros de campo para o Centro de Referência Jongueiros do Sudeste – Comunidade Jongo Dito Ribeiro- Campinas SP, nas Comunidades Jongueiras de São Paulo.

A primeira Comunidade dessa caminhada é São José dos Campos onde começaremos nossos trabalhos.

misturadaraca5misturadaraca6

A viagem foi bem tranquila e chegamos no horário previsto. Fomos muito bem recebidos pelos irmãos Jongueiros do Grupo de Jongo Mistura da Raça. Tomamos um cafézinho no espaço Ponto de Cultura Oca, onde o Grupo de Jongo Mistura da Raça realiza suas vivências semanais e partimos até a cidade de Caçapava SP, próximo a São José dos Campos, na casa de umas das jongueiras onde realizamos nossos registros.

misturadaraca8misturadaraca4

Damiana, a dona da casa nos acolheu como se já se fossêmos da família, batemos um papo maravilho e quando menos esperávamos, a janta estava pronta. O tal do Feijão Sujo! É inexplicável o sabor caseiro dessa comida feita no fogão a lenha, com aquele lugar, que mais se parece uma chácara, vimos porcos, coelhos, cachorros, galos, galinhas, perus, cabras, cabritos e patos. O suco de goiaba então… delícia, orgânica… nunca tomamos algo tão mais leve…

misturadaraca10

misturadaraca11

Nossos mais velhos: Nossa Mestra Dona Maria, nossa Mestra Liderança Alessandra Ribeiro da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Mestre Laudení, Mestra Dona Adélia e Liderança Márcia do grupo de Jongo Mistura da Raça, acompanhados por nossos amigos e parceiros da equipe de registro Neander (NINA), Felipe Garcia e Luanda Sant’ Ana do Jongo Dito Ribeiro gravaram e fotografaram a roda de conversa e não poderia ser diferente… emocionante e única.

misturadaraca14

misturadaraca3

Enquanto isso os Jovens do Grupo de Jongo Mistura da Raça participaram de uma roda de conversa com as Jovens lideranças Jongueiras da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Bianca e do Grupo de Jongo Mistura da Raça, Luciana. Foi incrível como os jovens realmente se conhecem e sem esforço contam o que aprenderam com seus mais velhos em tão pouco tempo de conversa. E as crianças… ê criançada… Abrilhantaram a oficina de Torços e Turbantes proposta pelas nossas jongueiras de Dito Ribeiro Dandewara e Noélia, que puderam compartilhar e aprender diversas formas distintas de fazer as amarrações em seus lindos cabelos crespos, cacheados e lisos, sem contar os meninos, que não sabiam que podiam usar turbantes, estavam se sentindo os Reis, e quem somos nós para contrariar né!

misturadaraca1misturadaraca9misturadaraca12

Agradecemos imensamente o acolhimento e trocas de hoje, do qual nos sentimo realizados e privilegiados por podermos fazer parte dessa corrente, juntar os laços, partilhar nossas histórias e tradição que tanto amamos como o Jongo com os irmãos e irmãs jongueiras, estar com nossos mais velhos, foi maravilhoso. A frase de hoje é: “Não só dar, não só receber, mas sim, PARTILHAR”.

misturadaraca111misturadaraca7

Rumo a próxima parada… Comunidade do Tamandaré e Quilombolas em Guaratinguetá-SP.

” Galo já contou, tico-tico já miudou…

É hora de subir Serra,

É dindaiar neném (2x) ”

(Ponto do Grupo de Jongo Mistura da Raça, São José dos Campos-SP)

Bianca Lucia Martins Lopes, Comunidade Jongo Dito Ribeiro.

Fotos: Neander Heringer (Ponto de Cultura NINA)

Muito legal o relato de Bianca. Com certeza até o fim desta viagem muitos momentos especiais serão compartilhados aqui. Continuem acompanhando!!

Até a próxima!!

misturadaraca15

Por Vanessa Dias – Jongueira e Articuladora Sócio-cultural

Axé.

Entrevista com a Comunidade de Jongo Mistura da Raça – São José dos Campos-SP:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*