Cursinho Hebert de Souza

hebert

O Projeto Herbert de Souza completa 19 anos de (res)existência em 2016, a importância deste fato esta no amadurecimento que isto representa em nossa perspectiva de projeto social.

Fundado com o intuito de promover o acesso das comunidades populares nas na Universidade Públicas, atualmente percebemos que nossa importância como projeto educacional foi muito além da idéia de superação do vestibular, e tem se legitimado como uma alternativa, efetiva e autônoma de democratização ao conhecimento de maneira mais ampla, muito além das formas oferecidos nos cursinhos e nos meios de comunicação mais tradicionais.

Isto, é fruto de nossa política pedagógica que toma por base a ideia de que, a tomada de consciência da importância do ato de ler e estudar é possível somente a partir de uma análise crítica da realidade social. Esta metodologia nos leva consequentemente a um projeto de ensino crítico, que necessariamente tem a qualidade de ser inacabado ou seja, em permanente (re)construção.

Deste modo, a consciência crítica, é a condição essencial para a busca do verdadeiro saber que leva os estudantes a dominarem a prática da leitura, da escrita da palavra, dos símbolos e das formulas.

Um passo importante nessa direção foi a construção de um projeto paralelo, a gráfica popular Maloca, que nos dá a possibilidade de construir e confeccionar nosso próprio material didático, o Malungo, respeitando as necessidades e especificidade de nossos alunos.

Deste modo buscamos eliminar, ou ao menos minorizar, os efeitos nefastos deste modo de vida que impede nossas comunidades de verem os estudos como prioridade humana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*