13º Encontro de Jongueiros

IMG_0115

“Planta seu milho
Colhe seu milho e faz seu pão
Ta na ngoma, ta na ngoma, ta na ngoma
Ta na ngoma da sua mão
Cachuera”

Ao som dos tambus e candongueiro e muitas rodas e novos pontos de jongo, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro de Campinas-SP participou no último final de semana, dias 05, 06 e 07 de Dezembro, do 13º Encontro de Jongueiros do Sudeste, realizado no município de São José dos Campos-SP, cidade-sede de uma das Comunidades Jongueiras, o Jongo Mistura da Raça – SP.

IMG_0727
Estiveram presentes no evento cerca de 45 Comunidades Jongueiras, sendo que 20 dessas compuseram a programação de apresentações durante dois dias.

Na mesa de abertura do evento pudemos ouvir falas de representantes do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial (CEPPIR) e da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, e com certeza não poderiam faltar as falas de Laudeni, representando o Jongo Mistura da Raça e comunidade anfitriã, e também de Tio Manuel, mestre jongueiro e mais velho da Comunidade de Jongo do Quilombo São José da Serra de Valença-RJ. O Jongo de Campinas-SP abriu sua roda no primeiro dia de Encontro e depois pôde apreciar as comunidades da rede de Memória e Salvaguarda do jongo.

IMG_0284

O Encontro de Jongueiros iniciou-se apenas com a parceria entre 02 Comunidades Jongueiras, por iniciativa do Professor Hélio Machado da Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1996 em Campelo, distrito de Santo Antônio de Pádua-RJ, com objetivo de promover as trocas entre as comunidades de jongo existentes, fortalecendo a manifestação do jongo/caxambu. Com o passar dos anos, outras comunidades foram sendo inseridas ao Encontro e hoje são mais de 40 Comunidades presentes.

IMG_0246

Para os integrantes da Comunidade Jongo Dito Ribeiro participar deste 13º Encontro foi um momento muito especial, pois o 12º aconteceu em Piquete-SP, há 06 anos. E o reencontro depois de tanto tempo com as demais comunidades jongueiras, trouxe muitos aprendizados e fortalecimento de cada comunidade que voltou para as suas cidades, na manhã de domingo, já pensando no próximo encontro do ano que vem, em 2015, que por decisão das lideranças jongueiras acontecerá na cidade de Piraí-RJ, no distrito de Arrozal.

IMG_0432

Que venha 2015 e próximo Encontro de Jongueiros…

Um comentário sobre “13º Encontro de Jongueiros

  1. Olá.
    Gostaria de ser avisada do próximo encontro, pois sou estudiosa do tema e gostaria de vivenciar essa esperiência.
    Grata, Mônica Gonçalves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*